Quer montar um novo negócio e não sabe por onde começar?
Segundo a Serasa Experian, entre os anos de 2017-2019, o número de novas empresas ultrapassou a marca de 2 milhões por ano. Sendo que deste número, cerca de 80% são MEI (Microempreendedores Individual) e 50% dos novos negócios estão na Região Sudeste.
Para ajudar os novos empreendedores que pretendem abrir um novo negócio e fazer parte dessa estatística, elencamos alguns itens que consideramos importantes para o sucesso da nova empresa:
1 - Escolha uma atividade que esteja intimamente ligada às suas crenças e valores. Mas muita calma com o otimismo desta fase. Pois apenas isso não é e nunca será o suficiente para o sucesso de seu negócio. Leia os demais itens;
2 - Escolha um segmento que tenha mercado: para isso pesquise anteriormente (considere se há barreira a entrada e/ou a saída, níveis de investimento, público alvo) e observe alguns players por um período de tempo, antes de tomar a decisão. Amadureça a ideia com calma e faça brainstorming com pessoas de sua confiança;
3 - Escolha uma atividade na qual tenha aptidão. Seu conhecimento será a maior riqueza do seu negócio;
4 - Caso o nível de investimento seja alto, procure avaliar o retorno financeiro do seu projeto. Calcule o ROI (Return On Investiment) e a TIR (Taxa Interna de Retorno). Para que o negócio seja considerado financeiramente viável, é necessário que a TIR seja maior do que o custo do capital investido.
5 - Comece pequeno e pense grande. No início coloque a mão na massa e aproveite esse período para padronizar e organizar para que seu negócio seja escalável. E quando o negócio crescer, contrate uma mão-de-obra para executar as atividades padrões e a partir de então, passe a dedicar mais tempo ao planejamento e estratégia para a continuidade do crescimento do seu negócio.
Camilla Magrini, economista, mestre em Economia pela PUC-SP, com experiência de 16 anos em finanças empresarial e sócia fundadora da CR Moving