Qual a importância e como montar a sua Reserva de Emergência?
Vamos começar esse artigo
partindo do pressuposto que qualquer pessoa está sujeita à um evento inesperado
em sua vida, como por exemplo: a perda de um emprego, um carro quebrado, a
necessidade de uma manutenção mais urgente em casa ou problemas de saúde. E
junto com um desses imprevistos, além da preocupação, virá a necessidade de um
dinheiro extra, que não estava previsto em seus planos.
Ter uma reserva de emergência o ajudará muito quando uma dessas situações acontecerem, será o ponto chave para que não dependa de empréstimo bancário, da ajuda de um familiar ou de amigos e nem passe por apertos emocionais.
A reserva de emergência é um excelente recurso para proteger seu planejamento financeiro de um fato imprevisto e o primeiro passo para construir um patrimônio financeiro. Mas tenha cuidado para não acabar comprometendo sua reserva de emergência com desejos imediatos, ao invés de usá-la com fatos emergenciais, citados acima.
Quanto de dinheiro preciso acumular em minha Reserva de Emergência?
Recomendamos que a reserva de emergência mantenha seu padrão de vida em no mínimo 6 meses.
Quando falamos em padrão de vida, estamos nos referindo basicamente aos gastos essenciais e obrigatórios (caso tenha), como: condomínio, aluguel, luz, água, gás, internet, telefone, alimentação, farmácia, transporte e obrigações com financiamentos.
Por exemplo, se sua despesa mensal é de R$ 3 mil, você precisará ter em sua reserva de emergência R$ 18 mil.
Vale mencionar que quanto maior for o múltiplo em relação ao seu padrão de vida, maior será o nível de segurança e tranquilidade que terá quando o imprevisto acontecer. O limite máximo de múltiplos que sugerimos seria 12 vezes. Além desse limite, recomendamos a diversificação da carteira de investimentos, ou seja, que direcione seus recursos para outros tipos de investimentos, com características que permitam maior retorno. Essa é uma boa forma de multiplicar o seu dinheiro.
Onde investir o dinheiro da minha Reserva de Emergência?
Os produtos mais indicados para Reserva de Emergência são aqueles com baixo risco, baixa rentabilidade e alta liquidez, ou seja, o acesso à retirada desse dinheiro precisa ser rápido e fácil, com prazo de resgate D+0 ou D+1, no máximo.
É importante ter em mente que você não ficará rico com a Reserva de Emergência. Esse dinheiro não se multiplicará em alta velocidade, por conta de sua finalidade e características dos produtos recomendados.
Os produtos mais indicados são: CDBs, LCI, LCA com liquidez diária e rendimentos de pelo menos 100% do CDI. Também existem boas opções de fundos de investimento, com retorno acima da inflação, para quem alta liquidez. Não recomendamos aplicação em Poupança, cujo rendimento é 70% do CDI, com nível de segurança muito próximo de um CDB, por exemplo.
Tem dúvidas em relação ao nível de segurança dos produtos de renda fixa? Clique aqui e leia nosso artigo sobre isso.
Como fazer o seu dinheiro trabalhar por você?
Conhecer a sua realidade financeira, aprender a investir bem seu dinheiro e fazer as boas escolhas, de acordo com o seu planejamento pessoal, é a melhor maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Não tome suas decisões financeiras com base no que os outros dizem ou fazem por aí. Cada vida e suas respectivas condições são únicas e exclusivamente suas!
Achou tudo muito complicado? Não se preocupe! Vamos te dar um empurrãozinho. Clique aqui e entre em contato conosco.
Camilla Magrini, economista, mestre em Economia pela PUC-SP, com experiência de 16 anos em finanças empresarial e sócia fundadora da CR Moving.
Artigos Complementares
1. Precisa organizar as finanças para começar a reserva de emergência? Clique aqui e aprenda a organizar e equilibrar suas finanças.