Vale a pena antecipar o pagamento da fatura do cartão de crédito?
Não é raro chegar até mim, casos de clientes que para conseguir pagar a compra do mercado, enquanto está na fila, faz o pagamento antecipado da fatura do cartão para liberar saldo no cartão de crédito para passar a compra. Essa é uma boa prática? Sem rodeios, NÃO!
Se você se identificou com o caso que citei acima, é sinal de que você está num grau de dependência muito grande em relação ao cartão de crédito.
Realizar o pagamento antecipado da fatura, na grande maioria dos casos, não trará nenhuma redução no valor à ser pago. Ou seja, financeiramente não há nenhuma vantagem. Em raras exceções, como o cartão do Nubank, há um pequeno desconto quando o cliente antecipa o pagamento de suas compras parceladas no cartão, mas que de longe não compensa se comparado às taxas de aplicações do mercado. Em uma simulação que fiz, o percentual de desconto foi de míseros 0,41% a.m, sendo que nesta data uma aplicação financeira conservadora rende cerca de 1% a.m. O que quero dizer aqui é, se você tem dinheiro sobrando à ponto de poder antecipar a fatura, o que mais vale a pena seria você investir esse valor em um produto conservador de Renda Fixa, por exemplo, num CDB com rendimento 100% do CDI ou no Tesouro Direto Selic e você estará financeiramente em vantagem. E deixe para pagar a fatura apenas no vencimento. Lembre-se que dinheiro têm preço, que são as taxas de juros!
DICA: Não antecipe o pagamento da fatura para liberar o limite. Isso é ilusório! Se você tem o dinheiro sobrando, ao invés de pagar a fatura para comprar de novo e comprometer o limite. Pague no débito! Use o cartão de crédito de forma consciente, dentro das suas possibilidades e não gaste em excesso com a ilusão de estar ganhando alguma "vantagem" em planos de benefícios.
Mas se você está antecipando a fatura para liberar o limite para fazer uma nova compra no cartão de crédito, te pergunto: porque não paga a compra no débito? Do ponto de vista financeiro não faz sentido antecipar o pagamento da fatura para passar uma nova compra e comprometer o limite novamente. Essa situação e comportamento evidencia que seu gasto está além do seu limite e da sua condição financeira e é ilusório utilizar o cartão de crédito e muitas vezes mais de um cartão, com diferentes datas de vencimentos. No frigir dos ovos, você vai ter que pagar integralmente todas as suas faturas dos cartões. Isso se não quiser pagar juros estratosféricos!
Ah, caso seu cartão tenho algum programa de cashback, aí sim, vale a pena pagar antecipadamente para realizar uma nova compra. Desta forma você estará obtendo um percentual de desconto sobre as compras realizadas no cartão, uma vez que a maioria dos estabelecimentos não concedem descontos para pagamento à vista. Mas o grande problema aqui, é você gastar em excesso, iludido pelo cashback. Ainda que você tenha esse benefício, compre o que é necessário, a maior economia é aquela em que você consegue evitar o gasto desnecessário do dinheiro.
Camilla Magrini, economista, mestre em Economia pela PUC-SP e sócia fundadora da CR Moving.
Artigos Complementares
1. Precisa organizar as finanças para começar a reserva de emergência? Clique aqui e aprenda a organizar e equilibrar suas finanças.
2. A crise trouxe insegurança financeira? Calma, vamos te ajudar, Clique aqui e confira como reequilibrar as finanças diante da crise.
3. Como driblar o aumento de preço dos alimentos e das contas de consumo? Clique aqui